Início / Agricultura / Pedido Único. Manutenção de raças autóctones. Sabia que o PDR 2020 tem apoio à criação do burro mirandês?

Pedido Único. Manutenção de raças autóctones. Sabia que o PDR 2020 tem apoio à criação do burro mirandês?

Muito se tem falado nos últimos dias dos apoios do PDR 2020 e do Pedido Único, cujo prazo para as candidaturas foi agora prorrogado para 31 de Maio. E também da criação e possíveis apoios à criação de burros, em especial do burro mirandês.

Pois saiba que esses apoios existem no PDR 2020. E podem ser pedidos agora através da candidatura ao Pedido Único, através do apoio à manutenção de raças autóctones (pode ver aqui a lista das raças a serem apoiadas). Os apoios destinam-se a pessoas colectivas, públicas e privadas.

Explica o IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas que a duração dos compromissos referentes à Acção de apoio à manutenção de raças autóctones é de cinco anos. No entanto, podem ser prorrogados até um máximo de dois anos, mediante o requerimento do beneficiário e decisão da Autoridade de Gestão do PDR 2020 com a possibilidade de iniciar um novo ciclo de compromissos por um período mais curto do que o inicial.

Em 2021 é concedido um novo ciclo de compromissos, com um período de duração de dois anos aos beneficiários que, no Pedido Único de ajudas do ano de 2021, submetam candidatura e que reúnam aos critérios de elegibilidade previstos na regulamentação aplicável.

Mas, realça o IFAP que, para esta acção 7.8.1 “Manutenção de raças autóctones em risco”, o novo ciclo de compromissos não pode ser concedido aos beneficiários que tenham submetido candidaturas na Acção 3.1 – “Jovens Agricultores” e cujos compromissos se mantenham activos.

Na pecuária, as raças autóctones contribuem para a melhoria da viabilidade das explorações em zonas rurais com poucas alternativas, para a melhoria do ambiente e da paisagem rural, tendo em conta os sistemas extensivos a que estão associados, sendo um exemplo de multi-funcionalidade na actividade agrícola e constituem um contributo indispensável para os sistemas de produção em equilíbrio com o meio ambiente.

Um burro dócil em extinção

O burro mirandês possui características únicas, entre as quais a pelagem de cor castanha escura com gradações mais claras nos costados e face inferior do tronco, um pêlo comprido e grosso e orelhas grandes, largas na base e arredondadas na ponta, e com pêlo abundante.

Com uma cabeça volumosa, o burro mirandês tem um focinho curto com a extremidade branca, lábios grossos. olhos rodeados por uma mancha branca, pescoço curto e grosso e peito largo. É de estatura elevada, mais do que 1,20 metros de altura chegando aos 1,35 m, sendo fisicamente robusto, com patas grossas e temperamento dócil. E está em perigo.

As candidaturas a estes novos compromissos das Medidas Agroambientais do Pedido Único estão disponíveis no site do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas aqui.

Saiba tudo sobre a acção 7.8.1, “Manutenção de raças autóctones em risco” no site do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.