A TecnifertiBio desenvolveu um biofertilizante – Humigel B Especial Floresta – específico para espécies florestais (sobreiro, pinheiro, eucalipto, entre outras), com aplicação à plantação ou sementeira, para ajudar as plantas a germinar/enraizar mais rapidamente e a crescer saudáveis.
Explica a empresa que a taxa de mortalidade das jovens plantas florestais pode atingir níveis elevados em determinados tipos de solos e condições climáticas. A chave para uma instalação bem-sucedida dos povoamentos florestais, com um crescimento e desenvolvimento adequados das plantas, passa, entre outros factores, por uma estratégia de fertilização eficaz desde a primeira hora.
Em pequenas saquetas
O formato inovador do produto – um conjunto de pequenas saquetas onde está contido o biofertilizante – garante alimento biológico à floresta durante 12 meses. Na modalidade para plantação, as saquetas são colocadas à volta da jovem planta e o conjunto inserido na cova e coberto com terra. No caso da sementeira, além das saquetas, existe um material inerte absorvente da água, onde é depositada a semente.
O biofertilizante apresenta uma consistência de gel e é libertado gradualmente através do papel poroso e biodegradável das saquetas, fornecendo às plantas os nutrientes de que necessitam e ajudando a conservar a humidade junto às raízes.
O Humigel B Especial Floresta é composto por uma molécula de origem vegetal, 30% Matéria Orgânica (MO), 19% Carbono Orgânico Total (COT), 15% Ácidos Fúlvicos (AF), 3% Azoto (N), 2,5% Potássio (K2O), 1% Azoto Orgânico (N) e 1% Fósforo (P2O5).
“Com este biofertilizante a TecnifertiBio dá resposta ao desafio de uma floresta mais rentável e sustentável”, acrescenta a empresa.
Agricultura e Mar Actual