A Docapesca – Portos e Lotas lançou um novo concurso público para a reabilitação da ponte cais Sul do Porto de Pesca da Baleeira, localizado em Sagres, com o preço base 1.084.270 euros, em virtude de não terem sido apresentadas propostas no anterior concurso. Esta intervenção irá repor todas as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto.
A intervenção nesta infra-estrutura, construída há cerca de 40 anos, contempla a substituição integral da superstrutura (tabuleiro) e a reabilitação dos tubulões. A ponte cais será apetrechada com todo o equipamento indispensável à operacionalidade e segurança: cabeços de amarração, argolas, escadas, módulos multiusos, novos postes de iluminação e novas redes de distribuição de água e electricidade.
Serão ainda instaladas novas defensas verticais, adequadas à variação da maré e fixadas aos novos encabeçamentos dos tubulões.
Iluminação pública LED
Está em curso neste porto a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética, envolvendo a montagem de 56 luminárias que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento. Os trabalhos contemplam a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projectores das torres de iluminação de 20 metros.
Já no ano passado, a Docapesca concluiu a instalação de nove contentores de grande dimensão para guarda de redes, garantindo a protecção e arrumação destes apetrechos, assim como a melhor organização do espaço portuário.
A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do Sector Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e respectivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.
Agricultura e Mar Actual