A Quinta dos Murças, no Douro, acaba de certificar a totalidade da sua área em produção biológica. Um passo importante que dá continuidade à estratégia da Esporão na “implementação de uma agricultura que contribui para a produção de vinhos com identidade, melhorando os solos e qualidade das suas vinhas”.
A partir da colheita de 2021, todos os vinhos Quinta dos Murças serão certificados como biológicos. Para além dos 45,64ha de vinha, já estavam certificados 14,90ha de olival e 2,80ha de laranjal.
“Começámos o processo de conversão para biológico em Murças em 2011. Esta forma de produzir combina as melhores práticas agrícolas na procura de vinhos mais autênticos, com sentido de lugar, algo apenas possível em solos e ecossistemas vivos e bio-diversos. Alguns dos vinhos mais prestigiados e valorizados do Mundo seguem há décadas este modo de produção, sendo por isso testemunho dos benefícios qualitativos do modo de produção biológico”, diz o enólogo José Luís Moreira da Silva.
De acordo com João Roquette, CEO do Esporão, “o Esporão continua o seu caminho na descoberta de novos patamares de qualidade, sendo hoje um dos mais relevantes produtores biológicos mundiais, com 100% das suas culturas do Alentejo e Douro certificadas em produção biológica, numa área total de 655ha de vinha e 111ha de olival”.
Quinta dos Murças
A Quinta dos Murças está situada no Douro, entre a fronteira da sub-região do Baixo e do Cima-Corgo, na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, desde 1714.
Com 3,2Km de margem de rio e exposição maioritariamente a Sul, a Quinta dos Murças tem uma área total de 155hta dos quais 48hta são de vinhas com castas autóctones e onde, em 1947, foi plantada a primeira vinha vertical do Douro.
Além das vinhas, as oliveiras, laranjeiras, amendoeiras e a mata mediterrânica ajudam a potenciar a biodiversidade existente promovendo o equilíbrio do ecossistema.
A Quinta dos Murças é um lugar caracterizado pela diversidade dos seus 8 terroirs, devidamente identificados, marcados por diferentes altitudes, exposições solares, solos xistosos diferentes entre si e vinhas maioritariamente verticais.
A combinação do clima extremo, característico do vale do Douro, o modo de produção Biológico, a agricultura de máxima precisão e os diferentes processos de vinificação que privilegiam o carácter original dos frutos, dão origem a vinhos de terroir, concentrados mas elegantes e de grande frescura.
Os vinhos da Quinta
Na Quinta do Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro e a gama Quinta dos Murças – Quinta dos Murças Minas, Quinta dos Murças Reserva, Quinta dos Murças Margem, Quinta dos Murças VV47, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage e o azeite virgem extra Quinta dos Murças.
Agricultura e Mar Actual