O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, pelas 17h00 do dia 12 de Abril, detectou e interceptou já dentro dos molhes exteriores, um veleiro de bandeira finlandesa com 12 metros de comprimento e dois tripulantes a bordo, que entrou a barra do porto da Figueira da Foz, estando a mesma fechada para aquele tipo de embarcações (menos de 35 metros).
“O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima, consciente das dificuldades de entrada e saída da barra, atento à segurança das pessoas e das embarcações, tendo em conta os casos recentes que levaram, lamentavelmente, para além da perda das embarcações, também a perda de vidas humanas, determinou a instauração do respectivo processo de contra-ordenação”, diz fonte da Autoridade Marítima Nacional. A moldura contra-ordenacional para este tipo de infracção, envolve coimas que variam entre 2.200 e 3.700 euros.
“Esta infracção consistiu num total desrespeito às determinações da Autoridade Marítima Local, colocando em causa a segurança da própria embarcação e dos tripulantes embarcados”, diz a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual