A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, neste último ano de 2020 procedeu à intervenção em pontos de água, caminhos florestais e à realização de limpezas de terrenos, no valor de cerca de 320 mil euros.
Naquilo que toca aos pontos de água, explica a autarquia em comunicado, a intervenção da Câmara Municipal teve como finalidade “garantir a operacionalidade de 10 pontos de água distribuídos pelo concelho, nomeadamente em Paradela, São Braz da Anta, Monte do Castelo, Miranda, São Jorge, Sabadim, Carralcova e Paradela”.
Limpeza de mato e trilhos
No âmbito, da limpeza de mato, trilhos e limpezas coercivas, foram intervencionados 270 mil m2. Foram também celebrados protocolos com cinco equipas de Sapadores Florestais que realizaram acções de limpeza de mato e vias, bem como de vigilância e apoio ao combate de incêndios.
“Estas medidas potenciam a funcionalidade de toda a rede de defesa da floresta contra incêndio e apoiam a prevenção e o combate a incêndios florestais”, garante a autarquia de Arcos de Valdevez.
Agricultura e Mar Actual