Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e Nº 3 da Marinha participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de protecção portuária, organizado pela Armada Espanhola, que decorreu entre os dias 16 e 20 de Novembro no porto de Cartagena, em Espanha.
Este exercício, denominado por “Maritime Underwater Search and Harbour Protection Practical Seminar-Exercise 2020″, decorreu no âmbito do projecto “Military Search Capability Building Program Agreement” da Agência Europeia de Defesa (EDA – European Defense Agency), refere um comunicado da Marinha Portuguesa.
O exercício contou com a participação dos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e N.º 3 da Marinha Portuguesa, em conjunto com unidades da Armada Espanhola e do Exército Sueco.
Treino conjunto
Os principais objectivos deste exercício foram o treino conjunto e o desenvolvimento de doutrina, técnicas, tácticas e procedimentos de buscas militares em ambiente submarino, num cenário de defesa de instalações portuárias que são críticas contra ameaças convencionais e/ou terroristas. O foco do exercício foi a execução de técnicas de busca e recolha de evidências e meios de prova.
Agricultura e Mar Actual