“Antibióticos? Sem razão, não!” é o mote da nova campanha de sensibilização sobre a utilização responsável dos antimicrobianos nos animais de companhia, promovida pela DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, que conta com o apoio da Apifvet — Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários, lançada no âmbito do Dia Europeu dos Antibióticos (18 de Novembro).
Esta campanha tem por objectivo informar e sensibilizar a população, para a utilização responsável dos antibióticos, em animais de companhia.
O uso indevido e o uso excessivo de antimicrobianos aumentam o risco de resistência, colocando em risco a saúde e o bem-estar animal e humano
A campanha irá decorrer na semana de 18 a 24 de Novembro, coincidindo com a celebração da semana Mundial de Sensibilização para o Uso dos Antibióticos, sendo divulgada nas estações de metro das cidades de Lisboa e Porto e nas redes sociais.
Resistência aos antibióticos
“Tendo em consideração que a utilização de antimicrobianos em animais de companhia contribui para a resistência aos antimicrobianos de último recurso e que a utilização de antimicrobianos que são criticamente importantes para a saúde humana em animais de companhia é um factor de risco adicional pois implica a selecção e potencial propagação de bactérias resistentes a antimicrobianos, o que por sua vez, constitui um risco potencial para a saúde pública, urge alertar os cidadãos para os riscos da utilização indiscriminada de antibióticos”, salienta uma nota de imprensa da DGAV.
E acrescenta que “este é sem dúvida mais um passo que contribui para a concretização da iniciativa emblemática “Uma Só Saúde”, contemplada na Agenda para a Inovação da Agricultura 2020-2030 – Terra Futura, coordenada no Ministério da Agricultura pela DGAV”.
Agricultura e Mar Actual