Início / Agricultura / Produção de maçã cai 20% na produção. Menos de 300 mil toneladas

Produção de maçã cai 20% na produção. Menos de 300 mil toneladas

A produção nas pomóideas diminuiu na actual campanha, diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A colheita da maçã, que se iniciou em Julho com mais de uma semana de atraso em relação ao normal, ainda decorreu ao longo de todo o mês de Setembro.

“Esperam-se diminuições de produção nas duas principais regiões produtoras. Em Trás-os-Montes essas quebras foram determinadas por condições meteorológicas pouco favoráveis na fase da floração/vingamento, quedas de granizo e situações de escaldão”, dizem os técnicos do INE.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, e em particular no Alto e Baixo Oeste, as variedades mais significativas (Fuji e Grupo das Galas) apresentaram uma forte alternância (quebra acentuada após campanha com produção historicamente elevada). Estes cenários conduziram, globalmente, a uma diminuição de 20% na produção, regressando a valores inferiores às 300 mil toneladas.

Pêra

Em relação à pêra, maioritariamente produzida no Oeste, a colheita teve início a 12 de Agosto (tal como na campanha anterior) e terminou durante a primeira quinzena de Setembro.

A produção deverá diminuir 35%, face a 2019, resultado da heterogeneidade do abrolhamento e da precipitação na floração (com impacto na actividade dos insectos polinizadores, aumentando a taxa de insucesso do vingamento dos frutos).

As 100 mil toneladas previstas correspondem à campanha menos produtiva da última década. Em termos qualitativos há calibres superiores, maiores teores de açúcar e frutos com mais carepa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.