Início / Featured / MARE@Porto Santo 2020 leva literacia do mar à escola

MARE@Porto Santo 2020 leva literacia do mar à escola

A directora regional do Mar da Madeira, Mafalda Freitas, e a investigadora Natacha Nogueira, proferiram duas palavras na Escola Básica e Secundária Professor Francisco Branco, no âmbito da expedição científica MARE@Porto Santo 2020″. A primeira intitulada “Porto Santo debaixo de água” e a segunda “Do mar à mesa”.

Estas iniciativas inserem-se, também, no projecto “Escolas Azuis” que a Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direcção Regional do Mar, se prepara para levar às escolas da Região, com o foco na literacia do mar apontado às novas gerações para as sensibilizar para a importância da preservação dos oceanos compaginado com o desenvolvimento da economia azul.

Maior expedição científica de sempre

“Daí estas duas primeiras experiências numa escola no Porto Santo onde encerra hoje, 17 de Outubro, a maior expedição científica alguma vez realizada na Ilha, com a presença de 25 investigadores de sete nacionalidades, num trabalho conjunto do Governo Regional e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-Madeira), coordenado pelo investigador principal João Canning Clode”, realça uma nota de imprensa do Executivo madeirense.

No contacto com os alunos de 11.º ano, Mafalda Freitas apresentou já trabalho de pesquisa realizado esta semana, nomeadamente algumas das espécies e habitats emblemáticos do Porto Santo, em particular as espécies observadas durante a esta campanha que decorreu ao longo de toda a semana.

Na outra palestra o tema foi “Do mar à mesa”, da investigadora Natacha Nogueira, onde se apresentou a temática da pesca sustentável e a importância da aquicultura a alunos do 5.º ano.

A expedição científica “MARE@Porto Santo 2020” termina este sábado, com a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e do secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.