Início / Empresas / Arcos de Valdevez e Ponte da Barca pedem ao PM melhoria da estrada que liga o IC 28 à fronteira da Madalena com Ourense/Espanha

Arcos de Valdevez e Ponte da Barca pedem ao PM melhoria da estrada que liga o IC 28 à fronteira da Madalena com Ourense/Espanha

As Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca enviaram uma missiva ao primeiro-ministro, António Costa, reivindicando mais uma vez a melhoria da estrada que liga o IC 28 à fronteira da Madalena com Ourense/Espanha.

“Esta via é muito importante e estratégica para a competitividade destes municípios e da região. A melhoria da estrada permitirá colocar as pessoas e os produtos a menos de 30 minutos das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa, isto porque irá ligar com a auto-estrada de acesso à Europa (A52)”, diz um comunicado conjunto das duas autarquias.

Ligação com o TGV

E acrescenta que a via também permitirá a ligação com o TGV uma vez que está em construção a Sul de Ourense/Celanova a estação da Linha de Alta Velocidade entre Madrid-Galiza. “De referir que a obra faz parte do plano rodoviário português, bem como do plano da Junta da Galiza, que considera estruturante a conexão entre Celanova e a fronteira da Madalena”.

Estas Câmaras Municipais há mais de uma década que têm vindo a reivindicar esta ligação, nomeadamente junto do Governo antes da Cimeira Luso Espanhola, do passado dia 10 de Outubro.

As duas autarquias pretendem que o Governo considere prioritária a execução desta via no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, de forma a alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atractividade dos municípios e da região.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Porto de Setúbal celebra 101º aniversário com lançamento de nova marca

Partilhar              O Porto de Setúbal celebrou esta quarta-feira, dia 18 de Dezembro, o seu 101º aniversário, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.