A higiene e a segurança alimentar são dois dos módulos integrados na formação que a Secretaria Regional de Mar e Pescas da madeira está a proporcionar aos onze assistentes operacionais e aos quatro inspectores que entraram ao serviço na Direcção Regional de Pescas, no passado dia 1 de Agosto.
Os novos quadros foram admitidos através da realização de dois concursos públicos distintos. “Os assistentes operacionais vêm colmatar necessidades existentes nos serviços de lotas e entrepostos frigoríficos da Região. Os quatro inspectores de pescas representam um investimento importante numa área fundamental para o desenvolvimento do sector, o cumprimento de regras comunitárias ao nível da qualidade e higiene alimentar, mas também no plano da segurança dos pescadores e armadores”, refere o Executivo madeirense.
Para além da higiene e segurança alimentar, os profissionais estão a receber formação relativa à higiene dos manipuladores, higiene das instalações, microbiologia alimentar e sistema HACCP, num total de 16 horas teóricas e práticas, ministradas por Pedro Delgado e Maria João Aveiro, respectivamente médico veterinário e bióloga.
“Esta formação é importante para a Secretaria Regional de Mar e Pescas não só pelas obrigações inerentes aos sistemas de segurança alimentar implementados nas lotas e entrepostos frigoríficos, no caso dos assistentes operacionais, mas também porque importa dotar os novos colaboradores de valências e conhecimentos em matéria de segurança e higiene alimentar”, refere o secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha.
Agricultura e Mar Actual