O Novo Banco já lançou, em 2020, sete depósitos estruturados com o carimbo ESG/ECO. Uma “oferta que responde às expectativas de clientes cada vez mais conscientes e exigentes no plano ambiental e social”, diz uma nota de imprensa da instituição.
Estes depósitos têm a remuneração indexada ao desempenho de empresas que se destacam na capacidade de liderar as mudanças dos modelos económicos dos sectores onde operam, assentes no cumprimento dos critérios ambientais, sociais e de governo corporativo, presentes nos requisitos globais de investimento sustentável. Todas as empresas em causa pertencem ao índice STOXX Global ESG Impact.
Desde o início de 2020 foram estes os depósitos estruturados já lançados (por ordem dos mais recentes):
• NB ESG Mais Nutrição (em comercialização até 26 de Agosto de 2020)
• NB ESG Mais Saúde
• NB ESG Inovação Biofarmacêutica
• NB Mega Trends
• NB ESG Melhor Saúde
• NB ECO Zero Carbono
• NB ESG Dividendo Americano
Preocupações ambientais
Esta diversificação na oferta do Novo Banco, através do lançamento de produtos e serviços com preocupações ambientais, sociais e de governo corporativo tem como propósito “contribuir para a sustentabilidade do planeta e para o bem-estar da sociedade, mas também ir ao encontro das expectativas de clientes, que estão cada vez mais conscientes e exigentes no plano ambiental e social”, acrescenta a mesma nota.
Já em 2019, o Novo Banco disponibilizou 12 produtos estruturados ESG, em que se destacam quatro em particular, que não só cumprem os critérios já referidos, como a sua remuneração é indexada a empresas que se destacam especificamente na prossecução das melhores práticas ambientais: NB ECO Melhor Ambiente, NB Energias Limpas, NB Menos Plástico e NB ECO Economia Circular.
“O compromisso do Novo Banco com a sustentabilidade e a mitigação do impacto ambiental da sua actividade é alargado, não se limitando à oferta de produtos de poupança e investimento”, salienta a mesma nota.
E acrescenta que exemplo disso é a sua oferta de contas à ordem totalmente neutra em carbono para os clientes entre os 18 e os 31 anos, as primeiras em Portugal, desenvolvidas com o objectivo de ter “um menor impacte ambiental, conseguido não só pela sua baixa emissão de carbono como também pelo facto de o Novo Banco neutralizar todas as suas emissões de CO2, incluindo as emissões não evitadas de todos os seus utilizadores — (e)mission neutral certified”.
Agricultura e Mar Actual