Início / Agricultura / Isabel Carvalhais: “Estratégia para o sector agrícola e agroalimentar exige relevância e meios reforçados”

Isabel Carvalhais: “Estratégia para o sector agrícola e agroalimentar exige relevância e meios reforçados”

A Comissão Europeia apresenta amanhã, 27 de Maio, a revisão de propostas para o Quadro Financeiro Plurianual. Numa troca de impressões com o novo Director Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a eurodeputada socialista Isabel Carvalhais reforçou a expectativa num reforço da Política Agrícola Comum (PAC) para encarar os momentos desafiantes que vivem os agricultores europeus.

Isabel Carvalhais salientou a importância para a agricultura europeia de que “o Departamento da Comissão Europeia responsável pela agricultura e desenvolvimento rural seja um departamento com uma voz forte, que apoie o sector agrícola europeu na função que cumpre de fornecimento de alimentos acessíveis e seguros aos nossos cidadãos, apoiando simultaneamente os agricultores no seu caminho em direcção a sistemas de produção mais sustentáveis”.

“Do prado ao prato”

As declarações da eurodeputada realizaram-se no âmbito da primeira troca de impressões na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu com o novo Director Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Wolfgang Burtsher (nomeado em Abril passado).

Com o sector agrícola a enfrentar momentos desafiantes, o impacto adverso da pandemia do Covid-19 na agricultura e no sistema agroalimentar da União Europeia foi tema central da discussão, assim como a estratégia “Do prado ao prato”, recentemente adoptada pela Comissão Europeia.

A estratégia “Do Prado ao Prato” apresenta como objectivo a promoção de uma transição para um sistema alimentar sustentável que proteja a segurança alimentar e garanta o acesso de todos os europeus a dietas saudáveis, provenientes de uma agricultura ambientalmente sustentável.

Referindo-se a esta estratégia, Isabel Carvalhais destacou ser “bastante claro que ela depende fortemente dos recursos da PAC, pelo que esperamos que a Comissão apresente uma proposta para o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) que dê à PAC a relevância correta e os meios adequados”.

A Comissão Europeia irá apresentar esta quarta-feira, dia 27 de Maio a revisão das propostas para o QFP e a proposta para o “Plano de Recuperação para a Europa”.

A presidente da Comissão Ursula von der Leyen irá estar no Parlamento Europeu durante uma sessão plenária extraordinária na tarde de 27 para apresentar as propostas aos eurodeputados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.