O Oceanário de Lisboa vai celebrar o Dia Mundial da Terra, já no próximo dia 22 de Abril, às 15h30, com uma acção digital gratuita dirigida a toda a família. O aquário junta-se assim às 40 organizações que aderiram ao apelo da Fundação Oceano Azul, para comemorar o #EarthDayEmCasa, estando previsto um programa com 80 actividades digitais, até 26 de Abril.
Através das suas redes sociais, o Oceanário vai disponibilizar um link para participar no programa “Missão_MAR, desvenda o crime climático”. Nesta acção realizada através de videoconferência, um Educador Marinho desafia os participantes a resolver um crime ambiental que põe todos em perigo: sem perder tempo, serão chamados a partir à descoberta de como tudo entrou em ebulição, a desenvolver uma estratégia e a tomar decisões complexas, procurando pistas “antes que elas derretam”.
O objectivo é encontrar os culpados da crise climática. Esta actividade dá a conhecer a relação entre o clima e a humanidade, essencial para compreender os grandes desafios económicos e sociais criados pelas alterações climáticas.
Para participar nesta actividade, basta aceder às redes sociais do Oceanário de Lisboa:
#EarthDayEmCasa: o desafio da Fundação Oceano Azul
Com o apoio da Fundação Oceano Azul, várias organizações nacionais assinalam, durante esta semana, o Dia Mundial da Terra, juntando-se à celebração do 50.º aniversário desta iniciativa que acontece à escala global. O desafio foi feito a dezenas de organizações portuguesas para adaptarem as suas comemorações deste dia mundial, que se celebra a dia 22 de Abril, à realidade actual.
Assim, 40 organizações já aderiram a este apelo e estão previstas mais de 80 actividades digitais sob o hashthag #EarthDayEmCasa. As actividades vão decorrer durante vários dias, nas respectivas plataformas digitais de cada entidade, e incluem desde um webinar sobre greenwashing a conversas sobre os mitos da reciclagem, identificação de microplásticos em casa, boas práticas ambientais, quizz variados, entre muitas outras.
Para conhecer o programa completo e as organizações aderentes, clicar aqui.
Agricultura e Mar Actual