O Roadshow Portugal Global, organizado pela Aicep, vai a Santarém, no próximo dia 6 de Abril, mobilizar as empresas para a cooperação na cadeia agroalimentar, numa altura em que um estudo da Deloitte identifica a cooperação e a logística como factores críticos para o desenvolvimento do sector.
No estudo “A importância da Indústria Agroalimentar para o crescimento da economia”, a consultora entrevistou 20 empresas do sector agro-alimentar português em 2014, concluindo que a colaboração entre membros na cadeia de valor, o desenvolvimento de uma plataforma de intercâmbio entre empresas de diferentes dimensões e a eficiência ao nível da cadeia de abastecimento, produção e logística são elementos essenciais ao fortalecimento da competitividade da indústria agro-alimentar.
Necessidade de cooperação
A necessidade de cooperação e coopetição no sector agro-alimentar, especialmente na cadeia logística, é a abordagem estratégica que o Roadshow Portugal Global – Santarém leva às empresas da região no próximo dia 6 de Abril mobilizando especialistas no sector. Walther Ploos van Amstel, orador convidado, fala sobre a colaboração na cadeia logística holandesa, e Jorge Tomás Henriques, da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, faz uma intervenção sobre “Factores de competitividade do sector agro-alimentar”.
O Roadshow Portugal Global 2016 vai este ano a seis regiões colocando especial enfoque no desenvolvimento da cooperação entre empresas, tendo como tema transversal “Cooperação e Coopetição – chave para a competitividade nos Mercados Externos”.
Cooperar e coopetir permite às empresas complementar recursos e diminuir custos reforçando o potencial de sucesso nos mercados internacionais. Alinhado com este enfoque, o Roadshow Portugal Global deste ano inaugura o conceito de speed meetings, encontros rápidos entre empresas para trocar contactos e aprofundar relações posteriormente.
Programa e inscrições aqui.
Agricultura e Mar Actual