O Seminário de apresentação dos resultados do projecto ValRuMeat realiza-se no próximo dia 13 de Novembro de 2019, a partir das 9h30, no auditório do Pólo da Fonte Boa do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Vale de Santarém.
O projecto ValRuMeat – Valorização da Carne de Ruminantes em Sistemas Intensivos de Produção é da responsabilidade do INIAV, Faculdade de Medicina Veterinária da da Faculdade de Lisboa e do CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo.
A inscrição é gratuita mas obrigatória aqui.
Apoio Alentejo 2020
Financiado pelo Programa Alentejo 2020, o ValRuMeat tem por objectivo o desenvolvimento de estratégias nutricionais alternativas para ruminantes que permitam conciliar uma elevada produtividade com a obtenção de produtos com valor nutricional mais elevado.
Saiba tudo sobre o projecto ValRuMeat aqui.
Programa
9:30 A gordura de ruminantes – composição e implicações na saúde humana
Rui Bessa (FMV-UL)
9:50 Utilização de subprodutos da agro-indústria na produção de alimentos compostos para animais
Ana Cristina Monteiro (IACA)
10:10 Apresentação do projeto ValRuMeat (ALT20-03-0145-FEDER-000040) – Valorização da carne de ruminantes em sistemas intensivos de produção
José Santos Silva (INIAV)
10:30 Pausa para café
11:00 Resultados de 3 ensaios com ovinos
11:00
Performances de crescimento, qualidade das carcaças
Alexandra Francisco (INIAV)
11:15
Características físicas e sensoriais da carne
João Almeida (INIAV)
11:30
Estabilidade da cor e oxidação lipídica na carne
Eliana Jerónimo (CEBAL/ICAAM)
11:45 Perfil lipídico da carne
Susana Alves (FMV-UL)
12:00 Resultados do ensaio com bovinos alentejanos
José Santos Silva (INIAV)
12:30 Discussão final
Olga Moreira (moderador); Cristina Monteiro (IACA); Tiago Perloiro (Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Raça Merina); Representante da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana); Rui Bessa (FMV-UL); José Santos Silva (INIAV)
13:00 Almoço – (O almoço decorrerá na Quinta da Fonte Boa, e a inscrição é obrigatória. O valor da inscrição no almoço é de de 6 €/pessoa.)
Agricultura e Mar Actual