Início / Lazer / Desporto / Vela: Atletas de 27 equipas garantiram sucesso do VI Troféu Viana do Castelo

Vela: Atletas de 27 equipas garantiram sucesso do VI Troféu Viana do Castelo

O sucesso do VI Troféu Viana do Castelo – Meeting Internacional de Optimist foi garantido, este fim-de-semana, com a participação de cerca de 180 de atletas de 27 equipas provenientes de 7 países.

Ao longo de três dias de provas, foram promovidas 7 regatas no rio e 6 regatas no mar, com a participação de atletas de Portugal, Espanha, Letónia, Irlanda, Angola, África do Sul e Índia.

No grupo A, Masculino, o 1.º lugar foi conquistado por Francisco Uva Sancho, do CN Cascais, e no Feminino venceu Teresa Quartin, do CV Tejo. No grupo B, em Masculinos o primeiro lugar foi para Vasco Soares, do CV Barreiro, e nos Femininos venceu a atleta Madalena Wanzeller, do mesmo clube. No grupo C, em Masculino, conquistou o primeiro lugar do pódio Nuno Simão, do C. Náutico de Tavira, tendo Leonor Lopes, do mesmo clube, vencido em Feminino.

Semana do Atlântico

O VI Troféu Cidade de Viana do Castelo foi disputado no campo de regatas vianense, numa prova integrada na Semana do Atlântico e organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com Meeting Internacional Cidade de Vigo, dinamizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega de Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo.

O Optimist

O Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. Esta embarcação é recomendada para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947.

Em Agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.