O movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19% nos primeiros nove meses do ano. Com cerca de 308 mil toneladas de carga movimentada até Setembro, a média mensal no Porto de Viana do Castelo superou as expectativas registando um acréscimo de 26% face ao período mesmo período do ano anterior.
Com os granéis sólidos a registarem um considerável aumento, as 124 mil toneladas movimentadas desta tipologia de carga corresponderam a um crescimento de 112% face ao período homólogo.
51 mil toneladas de agro-alimentares
Entre as principais mercadorias movimentadas no Porto de Viana do Castelo destacam-se os agro-alimentares que, registaram um aumento de 51 mil toneladas (+ 537%), tornaram-se na principal mercadoria importada através infraestrutura portuária.
“Desde o início do ano o Porto de Viana do Castelo tem assistido a um crescimento sucessivo da movimentação de mercadorias. Entramos agora no último trimestre do ano com grande expectativa para o fecho de 2019. Esta infraestrutura portuária tem conseguido criar um dinamismo muito interessante para a economia da região e do país”, afirma a Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
O Porto de Viana do Castelo tem um papel preponderante no desenvolvimento sócio-económico da região. A APDL pretende dar maior visibilidade a esta infra-estrutura portuária, promovendo a proximidade com a população local e com a comunidade académica.
Dia do Porto de Viana do Castelo
Recorde-se que no passado dia 12 de Outubro comemorou-se o Dia do Porto de Viana do Castelo, evento que vai na sua sexta edição, e que contou com a presença de milhares de pessoas.
Neste dia aberto à comunidade, o porto deu oportunidade à população de conhecer toda a infra-estrutura portuária, destacando-se as visitas guiadas a bordo de uma embarcação pelo estuário do Rio Lima e ainda as visitas aos estaleiros navais. Os participantes puderam desfrutar, das várias animações para crianças e ainda de iniciativas culturais levantadas a efeito na Praça da Liberdade.
Agricultura e Mar Actual