Início / Agricultura / União Europeia adopta normas do Conselho Oleícola Internacional para o azeite

União Europeia adopta normas do Conselho Oleícola Internacional para o azeite

A Comissão Europeia actualizou o Regulamento comunitário de 1991 que definia as características físico-químicas e organoléticas dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona e os métodos para as determinar. O novo Regulamento garante a adopção das últimas normas internacionais do Conselho Oleícola Internacional, explica a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal.

A partir de agora cabe aos Estados-membros verificar se as amostras de azeite correspondem à categoria declarada.

O Regulamento (UE) 2019/1604 da Comissão Europeia, de 27 de Setembro (aqui), altera o Regulamento (CEE) nº2568/91 relativo às características dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona, bem como os métodos de análise relacionados.

Esses métodos, assim como os valores-limite das características dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona, são actualizados regularmente com base no parecer dos peritos químicos e em consonância com os trabalhos realizados no âmbito do Conselho Oleícola Internacional (COI).

As alterações

Para garantir que são aplicadas na União Europeia as últimas normas internacionais do COI, é necessário actualizar determinados métodos de análise estabelecidos no Regulamento (CEE) nº2568/91.

Numa perspectiva de coerência com os valores de precisão do método analítico, a norma do COI sofreu alterações no tocante à expressão do limite da acidez livre, do índice de peróxidos, da avaliação organolética (mediana dos defeitos e mediana do atributo “frutado”) e da diferença entre o NCE42 determinado por HPLC e o NCE42 obtido por cálculo teórico.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.