Início / Agricultura / Produção de batata de novo acima das 450 mil toneladas

Produção de batata de novo acima das 450 mil toneladas

A apanha da batata está praticamente concluída, tendo decorrido sem problemas assinaláveis. Em resultado dos aumentos de produtividade e de área instalada, a produção global (regadio e sequeiro) deverá aumentar 14% face à campanha anterior, ultrapassando as 450 mil toneladas.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE), os tratamentos fitossanitários preventivos foram eficazes, tendo sido possível obter tubérculos de bom calibre e qualidade.

De referir que o escoamento da produção realizou-se sem dificuldades, com preços bastante favoráveis no início da campanha mas que, naturalmente, registaram uma descida acentuada com o aumento da oferta.

Aumento do rendimento unitário do tomate para a indústria

Acrescentam os técnicos do INE que a colheita do tomate para a indústria iniciou-se na semana 31 (29 de Julho a 4 de Agosto) e tem decorrido com normalidade.

Acrescenta o INE que os receios de que a apanha (totalmente mecanizada) e o transporte do tomate para as indústrias transformadoras, bem como o próprio funcionamento das fábricas (dependente de fuel e gás), pudessem ser afectados pelas dificuldades no abastecimento de combustíveis (resultantes da greve dos motoristas de matérias perigosas), não se concretizaram, tendo a calendarização das entregas de tomate à indústria sido cumprida sem dificuldades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.