Início / Featured / Açores aumenta tamanho mínimo de pesca de Alfonsim, Boca-Negra, Garoupa e Veja

Açores aumenta tamanho mínimo de pesca de Alfonsim, Boca-Negra, Garoupa e Veja

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, após auscultar os parceiros do sector, procedeu à revisão dos tamanhos mínimos de várias espécies piscícolas, nomeadamente do Alfonsim (Beryx splendens), Boca-Negra (Helicolenus dactylopterus dactylopterus), Garoupa (Serranus spp.) e Veja (Sparisoma cretense).

Uma portaria publicada hoje, 12 de Setembro, em Jornal Oficial determina que o tamanho mínimo de captura passa a ser de 35 centímetros para o Alfonsim e de 30 centímetros para o Boca-Negra, a Garoupa e a Veja.

A portaria agora publicada entra em vigor sexta-feira, 13 de Setembro.

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, afirmou que esta decisão “resulta de factores de natureza biológica e económica”, sendo que a alteração dos tamanhos mínimos das espécies em causa permitirá “reforçar os factores de sustentabilidade na sua exploração, contribuindo para uma melhor utilização das quotas atribuídas e, consequentemente, para o aumento do rendimento proveniente destas pescarias”.

Sector reage favoravelmente

Refira-se que as associações representativas do sector se pronunciaram favoravelmente.

O diploma define ainda regras relativas às capturas no âmbito de competições desportivas oficiais, bem como no âmbito da pesca turística, nomeadamente no que respeita a determinadas espécies, quantitativos e tamanhos.

Considerando a importância económica que estas actividades têm no contexto da economia regional, foi criado um regime de excepção que permite a captura limitada de um conjunto de espécies consideradas ‘troféus de pesca’ aquando do encerramento dos Totais Admissíveis de Captura e de quotas atribuídas a essas espécies no âmbito da pesca comercial.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.