O InovMilho — Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo vai levar a cabo no próximo dia 4 de Setembro, a partir das 9 horas, mais um dos seus já tradicionais Dias de Campo na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche.
Na jornada será apresentada a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, que resulta de um trabalho conjunto do InovMilho. O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, estará presente na sessão de encerramento.
Este Centro de Competências é uma iniciativa da Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Câmara Municipal de Coruche, reunindo no seu seio 34 entidades.
Técnicas e tecnologias inovadoras
Durante a visita aos ensaios de campo, as empresas e a comunidade científica e académica darão a conhecer técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e a sustentabilidade da cultura do milho.
Entre os temas a abordar destaca-se a mecanização da cultura do milho, o uso eficiente da água de rega através da Agricultura de Conservação, a utilização de bactérias do solo na promoção do crescimento do milho e a conservação genética de variedades tradicionais de milho e sua importância face às alterações climáticas, entre outros.
Os Dias de Campo InovMilho constituem uma referência no panorama agrícola nacional, revelando-se uma iniciativa fundamental para a criação de sinergias entre o meio científico-académico, o sector produtivo nacional e as indústrias de apoio.
A inscrição no Dia de Campo InovMilho é gratuita mas obrigatória e deve ser feita até dia 28 de Agosto através do preenchimento de um formulário disponível aqui.
Primeiro passo em 2013
O primeiro passo do InovMilho foi dado em 2013, com a assinatura do protocolo de revitalização da Estação Experimental António Teixeira, pela ANPROMIS e o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Em 2015, o Centro foi formalmente constituído por 34 entidades parceiras e agora, em 2018, é dado mais um importante passo com a criação de um espaço de formação aberto ao sector e apresentada a Agenda de Inovação, que orientará as políticas públicas e promoverá a competitividade da fileira do milho e sorgo através do uso mais eficiente dos recursos produtivos.
Principais empresas testam sementes, fertilizantes e herbicidas no InovMilho
Os ensaios de variedades de milho, que desde 2014 são realizados na Estação Experimental António Teixeira, estão este ano centrados em algumas variedades com maior aptidão para uso na alimentação humana, um tipo de milho cada vez mais procurado pela indústria transformadora. Algumas das principais empresas do mercado testam as suas sementes, fertilizantes e herbicidas nos ensaios do InovMilho.
Agricultura e Mar Actual