A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu ontem, 8 de Fevereiro, à cerimónia de inauguração do novo entreposto frigorífico do Porto de Sines, num evento que contou ainda com a presença de João Franco, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e de Manuel Cabrera – Kábana, diretor-geral da Friopuerto.
“Com este Governo o sistema portuário voltou a estar no centro da governação e a expansão do terminal XXI e o crescimento da carga contentorizada são apostas seguras para o futuro do Porto de Sines”, diz Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.
De acordo com João Franco, presidente da APS, “sendo as actividades ligadas ao mar uma das prioridades do Programa do XXI Governo Constitucional, a presença da Ministra do Mar nesta cerimónia assume especial importância para a plataforma portuária de Sines, uma infraestrutura com elevado potencial de crescimento, quer na vertente portuária, quer na logística e na industrial. Este novo investimento reforça a cadeia de valor do porto, contribuindo para a dinamização da economia do mar neste segmento específico”.
Este novo investimento, da responsabilidade da FP Sines, empresa do grupo espanhol Friopuerto Investment, vem dinamizar a ZalSines – Zona de Actividades Logísticas de Sines, alargando a oferta para a movimentação de produtos perecíveis, permitindo ao entreposto manter a cadeia de frio e a rastreabilidade do produto.
A operação do novo armazém será suportada em processos e tecnologia de última geração em gestão de câmaras frigoríficas, que permitem oferecer todo o tipo de serviços de transbordos, cross-docking (processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redireccionada sem uma armazenagem prévia fazendo diminuir o tempo) e serviços de valor acrescentado, como armazenamento a temperatura controlada, serviços logísticos de transporte e soluções empresariais, entre outros.
Agricultura e Mar Actual