O 2.º Dia aberto do Grupo Operacional “GoFigo Produção” vai realizar-se no dia 31 de Agosto perto de Adofreire, Torres Novas.
O evento, coordenado pela Doce Terra, marca da sociedade agrícola Rosagro, que produz fruta fresca, conta com o apoio da autarquia de Torres Novas, que também participa no projecto.
As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis aqui.
Programa
09h00 – Recepção dos Participantes (Adofreire, junto à Igreja)
09h30 – Abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas – (Pedro Ferreira)
09h45 – Apresentação do GoFigoProdução – (Michele Rosa – Rosagro – Sociedade Agrícola, Lda)
10h00 – Apresentação dos resultados das análises de solo – (Cristina Oliveira – ISA/UL)
10h20 – Apresentação dos resultados das análises de folhas – (Patricia Almeida – ISA/UL)
10h40 – Apresentação dos resultados referente aos trabalhos em curso – (Rui de Sousa -INIAV, I.P.)
11h00 – Comercialização do Figo fresco e seco – (Michele Rosa – Rosagro – Sociedade Agrícola, Lda)
11h20 – Agrupamento de Produtores: tarefas e competências – (Ana Soeiro – Qualifica oriGin Portugal)
11h40 – Apresentação do Agrupamento de Produtores: GoFigo Torres Novas – (Michele Rosa – Rosagro – Sociedade Agrícola, Lda)
11h50 – Divulgação do GoFigoProdução – (Carmo Martins – COTHN-CC)
12h00 – Alguns produtos obtidos a partir do Figo Preto de Torres Novas (Mendes e Gonçalves)
12h15 – Visita aos ensaios e exemplificação da colocação de redes – (Rui Maia de Sousa – INIAV, I.P.)
12h45 – Encerramento
O projecto GoFigoProdução
O projecto GoFigoProdução surgiu considerando o sub-aproveitamento da cultura da figueira no concelho de Torres Novas, face às alterações abruptas do sistema produtivo.
Assim, os parceiros deste grupo pretendem melhorar a qualidade e produtividade dos figueirais através da modernização das técnicas utilizadas e da eficiente utilização do solo.
Objectivos
São objectivos deste grupo, liderado pela sociedade agrícola Rosagro, aumentar a qualidade e quantidade de produção de figo de forma eficiente, com focalização inicial nas variedades de Figo Preto de Torres Novas e Pingo Mel, devido à particular adaptação e originalidade do primeiro, e interesse comercial do segundo.
Por outro lado, o GoFigoProdução pretende conseguir a redução dos custos com mão-de-obra através da redução do porte das figueiras e simultaneamente aumento da segurança e melhoria das condições de trabalho e o aumento do calibre dos frutos de forma equilibrada e da sua qualidade, através da facilitação do respectivo manuseamento.
Explicam os parceiros deste grupo que “a fertilização equilibrada induz maior calibre e qualidade aos figos assim como maior resistência à epiderme dos mesmos o que facilita o manuseamento e transporte”.
O GoFigoProdução tem ainda como objectivos conservar e aumentar o teor de matéria orgânica do solo através do coberto vegetal; disseminar boas práticas de conservação e melhoria da capacidade de resposta do solo; e desenvolver estudos de métodos de prevenção e protecção da produção de figo, tendo em conta as substâncias activas disponíveis e novos métodos adequados à cultura e ambientalmente sustentáveis.
Rosagro coordena grupo operacional
A Doce Terra, marca da sociedade agrícola Rosagro, foi designado como entidade coordenadora do grupo operacional e responsável pela gestão administrativa e executiva da parceria. O
Os restantes parceiros são a Casal dos Cardos Sociedade Agrícola, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Associação Qualifica/oriGIn Portugal e o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).
Agricultura e Mar Actual