O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, deslocou-se sexta-feira, 19 de Julho, ao Paul do Mar, à Festa da Lapa, onde defendeu a importância do período de quatro meses de defeso daquela espécie de molusco para a recuperação e estabilização dos stocks na Região Autónoma.
“Este defeso de quatro meses tem sido importante para a recuperação e estabilização dos stocks. E neste momento temos os stocks estabilizados. Tudo isto tem sido monitorizado pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas”, disse Miguel Albuquerque.
Defeso com base em estudos
Trata-se de uma medida, que tem por base estudos conduzidos por técnicos da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, e que permite assegurar a manutenção de um produto da gastronomia madeirense muito consumido, a nível local, quer por madeirenses e porto-santenses, quer por turistas e também presente na exportação regional, designadamente para o Reino Unido, continente e Açores.
Estudo sobre o caramujo
O líder do executivo madeirense acrescentou ainda que a Região está perto de concluir um outro estudo, desta feita, relativo ao caramujo, tendo em vista a sua preservação e manutenção, o que deverá vir a implicar igualmente um período de defeso para a espécie, por forma a salvaguardar a sua reprodução.
https://www.facebook.com/madeira.gov.pt/videos/984412775223351/
Agricultura e Mar Actual