O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou hoje, 17 de Julho, simbolicamente, a última de 500 ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela, completando assim o efectivo desta raça autóctone perdido pelos pastores associados da ANCOSE – Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela, durante os incêndios que afectaram a Região Centro em 2017.
Capoulas Santos cumpriu assim o compromisso assumido em Outubro do ano passado, através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a ANCOSE, apoiando os pastores na compra e alimentação de borregas, até terem condições de integrarem os rebanhos.
Bordaleiras da Serra da Estrela
A raça de ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela é responsável pela produção do leite a partir do qual é produzido o Queijo da Serra DOP, um produto certificado, de elevada qualidade, que muito contribui para a economia da região.
Com um efectivo registado de 17.206 animais, mais 20% do que o existente em 2015, esta raça autóctone é apoiada através de fundos comunitários, sendo atribuído um prémio anual por cabeça.
Melhorar apoios da PAC às raças autóctones
O ministro da Agricultura explicou que “o Governo está empenhado em melhorar os apoios às raças autóctones em sede de negociação da futura Política Agrícola Comum, tendo em conta a relevância destas raças para a manutenção da dinâmica dos territórios de baixa densidade, onde parte da população depende economicamente da produção animal, mas onde estão igualmente a ser criados produtos de altíssima qualidade, que representam valor acrescentado para a produção”.
Capoulas Santos sublinhou também “o empenho do Executivo no apoio à reconstrução e recuperação da região, um objectivo que vai sendo conseguido graças à tenacidade das populações e, sobretudo, das que se dedicam ao trabalho na terra”, deixando claro que “há um grande trabalho de prevenção e de preparação junto das populações para que nunca se repitam tragédias como a que atingiu o concelho de Oliveira do Hospital e muitos outros”.
O ministro da Agricultura aproveitou para prestar contas dos apoios atribuídos no concelho aos 3.464 agricultores que receberam ajuda pública, dando nota que, dos 9,08 dos 10,3 milhões de euros atribuídos estão já integralmente pagos, enquanto o restante valor aguarda pela apresentação dos comprovativos de despesa por parte dos agricultores.
Agricultura e Mar Actual