Início / Agenda / FNA 2019 debate “As Alterações Climáticas e o Futuro do Sector Agroflorestal”

FNA 2019 debate “As Alterações Climáticas e o Futuro do Sector Agroflorestal”

As Alterações Climáticas e o Futuro do Sector Agroflorestal vão estar em debate no seminário do próximo dia 12 de Junho, na sala Ribatejo do CNEMA — Centro Nacional de Exposições, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura – FNA 2019, que decorre de 8 a 16 de Junho, em Santarém.

Esta iniciativa tem organização da DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Rede Rural Nacional, do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

PAC

A organização do seminário pretende dar a conhecer o que tem sido realizado a nível da implementação da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas dos sectores agrícola e florestal (2007-2013), bem como o trabalho desenvolvido pelos grupos temáticos da Agricultura, Florestas e Biodiversidade no que concerne à adaptação às Alterações Climáticas e Mitigação dos seus efeitos no sector agroflorestal na futura Política Agrícola Comum (PAC).

A entrada é livre mas sujeita a inscrição, aqui.

Programa

10h00m – Abertura – MAFDR

10h 15m – A implementação da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas dos sectores agrícola e florestal (2007-2013); o trabalho desenvolvido pelos Grupos Temáticos da ENAAC 2020

10h 45m – 11h 10m – Alterações Climáticas – Que impactos para a Agricultura Portuguesa – IPMA

11h 10m – 11h 30m – Alterações Climáticas e o futuro da PAC – GPP

11h 30m – 12h 00m – A adaptação do sector agro-florestal nacional: alguns casos práticos – Apresentação de 4 projectos de Grupos Operacionais:

  • ConVIGNA – Consociação de milho com feijão-frade – Desenvolvimento de variedades de Vigna unguiculata (L.) Walp (feijão-frade) e metodologia de consociação com Zea mays L. (milho) – uma técnica inovadora em Portugal – por forma a promover a eficiência de produção e a adaptação às alterações climáticas destas culturas em território nacional. (a confirmar)
  • WineClimAdapt – Selecção e valorização das castas mais bem adaptadas a cenários de alterações climáticas
  • EGIS: Estratégias para uma gestão integrada do solo e da água em espécies produtoras de frutos secos
  • ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado Novo

12h 00m – 12h 40m – Mesa Redonda: Debater as principais linhas de orientação para uma estratégia de adaptação e mitigação do setor agrícola e florestal.

  • INIAV, DGADR, APA, ICNF, ATEVA, ADVID, FENAREG, UNAC

13h 00m – Encerramento – MAFDR

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Adesões à Marca Açores crescem 4% em 2024

Partilhar              A Marca Açores, adianta o secretário da Agricultura e Alimentação, António Ventura, registou neste ano …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.