Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Embora haja muitos apreciadores do chuchu, existem muitas outras pessoas que não lhes acham “graça” nenhuma. O chuchu além de poder ser usado num sem fim de receitas, tem ainda inúmeros benefícios para a saúde.
O chuchu, cujo nome científico é Sechium edule, é considerado um fruto tal como o tomate, uma vez que as suas sementes estão dentro do mesmo, podendo ser facilmente cultivado na sua horta aí em casa.
O chuchu possui a vantagem de crescer facilmente quase todos os locais, caracterizando-se por ser além disso, económico e muito versátil.
Embora muita gente ache o chuchu um alimento pobre e “sem graça”, venho neste artigo mostrar-lhe o motivo pelo qual deve ser incluído na nossa alimentação.
Sabe quais são as propriedades do chuchu?
10 benefícios: conheça o que torna o chuchu tão especial
1 . Baixo em calorias
Uma das propriedades que torna o chuchu um fruto muito benéfico é o facto de este ser baixo em calorias e rico em água (uma chávena de chuchu cozido possui em média cerca de 40 calorias além de não possuir colesterol). Por essa razão, para quem quer manter ou adquirir uma alimentação mais saudável e baixa em calorias, o chuchu é uma óptima opção.
2. Rico em fibra
O chuchu é rico em fibra dietética, que é muito útil para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol mau no sangue. Para além disso, confere uma sensação de saciedade auxiliando no bom funcionalmente intestinal.
3. Rico em vitaminas, antioxidantes e minerais
O chuchu possui na sua constituição vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B, antioxidantes e é riquíssimo em minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco entre outros);
4 . Contribui para um cabelo e pele bonitos e saudáveis
O chuchu contém ,vitaminas C, E e zinco, que auxiliam no processo de obtenção de uma pele e cabelos bonitos e saudáveis.
- A vitamina C que também está na composição do chuchu ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele e cabelos;
- A vitamina E ajuda a dar uma nutrição extra e confere elasticidade e firmeza à pele;
- O zinco auxilia no controlo da oleosidade da pele;
5. Auxilia no controlo da pressão arterial
Por possuir altos níveis de potássio na sua constituição, o chuchu ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão.
6. Combate à anemia
O chuchu é composto por boas quantidades de ferro e de vitamina B2, cuja sua deficiência no corpo está associada muitas vezes a casos de anemia. Este tipo de nutrientes presentes no chuchu estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina.
No que diz respeito à vitamina C, zinco e cobre auxiliam no processo de absorção de ferro pelo organismo.
7. Diurético
O Chuchu por conter bastante água é considerado diurético. Por essa razão, previne doenças e problemas dos nossos rins.
8. Regulação do trânsito intestinal
Por ser rico em fibras, este fruto ajuda a ter um bom funcionamento do trânsito intestinal auxiliando quem tem este tipo de problemas.
9. Evita o envelhecimento precoce
Por ser rico em antioxidantes, este fruto ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células do nosso organismo.
10. Torna o nosso sistema imunitário mais forte
O Chuchu contém zinco e Vitamina C, que dão uma ajuda importante no fortalecimento do sistema imunitário e a evitar doenças.
E então, ficou convencido a introduzir o chuchu na sua alimentação? é só benefícios
Agricultura e Mar Actual