Início / Agricultura / Exército recebe 23 viaturas para prevenção aos fogos rurais
Foto: Portal do Governo

Exército recebe 23 viaturas para prevenção aos fogos rurais

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu à entrega de 23 viaturas ligeiras ao Exército para acções de prevenção dos fogos rurais, que representaram um investimento de 964 mil euros.

As 23 viaturas estão equipadas com modernos sistemas de geo-ferenciação e de comunicação e têm ligação ao posto de comando do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) que centraliza, em Abrantes, o comando nacional do Apoio Militar de Emergência.

A entrega destas viaturas justifica-se com o empenhamento do Exército na prevenção dos fogos rurais, o que representa um reforço muito grande em termos de capacitação das Forças Armadas portuguesas.

Forças Armadas em evolução

Durante a sua intervenção no RAME – onde foram entregues as viaturas – João Gomes Cravinho afirmou que “a missão central das Forças Armadas não sofreu alterações” mas sim “uma evolução no reforço de condições e no entendimento sobre como melhor se cumpre essa missão central de segurança e bem estar dos portugueses”.

João Gomes Cravinho referiu também que, em 2018, o Exército realizou 4.832 patrulhas de detecção e vigilância, estando empenhados, para o efeito, 16813 militares. Neste âmbito, foram percorridos quase 800 mil quilómetros, o equivalente a 32 mil horas de vigilância no apoio a diversas entidades nacionais e locais, a par dos trabalhos pós-incêndios, em termos de consolidação de rescaldos.

O RAME foi criado em 1 de Novembro de 2016 e permite actualmente ao País dispor de uma força militar preparada para intervir em cenários de acidente e catástrofe, sempre que solicitada, garante fonte governamental.

Tem como objectivo responder em situações de emergência que envolvam um número elevado de desalojados, riscos tecnológicos, actos terroristas, contaminação do meio ambiente, incêndios florestais, cheias e inundações, sismos e erupções vulcânicas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.