Inseminação Artificial em Caprinos de Raça Serrana com Sémen Refrigerado. 16 de Maio na Escola Superior Agrária de Santarém
O projecto AltBiotech RepGen, liderado pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai realizar uma Jornada de Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, no dia 16 de Maio de 2019, na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).
O tema é a “Inseminação Artificial em Caprinos de Raça Serrana com Sémen Refrigerado”.
Programa:
14h00 – Recepção dos participantes ( Pavilhão dos caprinos)
14h10 -Preparação da logística necessária para a IA e sua realização em Caprinos de Raça Serrana
Protocolo de sincronização, Conservação do Sémen e Inseminação Artificial em Caprinos
14h30 – Inseminação Artificial em Caprinos em Condições de Rebanho
O projecto AltBiotech
O projecto AltBiotech RepGen assenta numa parceria liderada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e que envolve as Escolas Superiores Agrárias de Santarém e Elvas, e a Associação de Agricultores do Sul (ACOS).
Pretende transmitir conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas das biotecnologias, reprodução e genética animal aos diversos agentes do sector agropecuário, de forma a melhorar a produtividade e a competitividade das empresas agrícolas e, directamente, a economia da região Alentejo e a sustentabilidade do meio rural.
Conservação das raças domésticas autóctones
Mais especificamente, este projecto pretende contribuir para a melhoria da eficiência dos programas de conservação das raças domésticas autóctones e dos programas de melhoramento genético das raças, tanto autóctones como exóticas, das espécies pecuárias e, de forma mais alargada, para o desenvolvimento e competitividade das empresas pecuárias, mediante formas alternativas de transferência de conhecimento entre a investigação e o sector agrícola Alentejano.
O projecto tem os seguintes objectivos:
- Transferir conhecimento acumulado nas áreas da conservação, do melhoramento e utilização dos recursos genéticos animais (RGAn) e das biotecnologias genómicas e reprodutivas;
- Disseminar novas ferramentas e oportunidades para o tecido produtivo;
- Fazer acções demonstrativas para as soluções mais inovadoras e promissoras;
- Criar uma rede de informação e troca de conhecimento (ANIDOP), estabelecendo sinergias entre a investigação, o ensino superior, o tecido produtivo e os cidadãos.
Agricultura e Mar Actual