Início / Agenda / OliValpaços: Feira Nacional de Olivicultura. Inscrições como expositor? Só hoje

OliValpaços: Feira Nacional de Olivicultura. Inscrições como expositor? Só hoje

A OliValpaços – Feira Nacional de Olivicultura realiza-se nos próximos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho de 2019, no Pavilhão Multiusos de Valpaços. E as inscrições para expositores terminam hoje, 6 de Maio. Se quer estar presente, pode fazer a sua inscrição aqui. Depois de Moura é em Valpaços.

Um evento que conta com o Concurso de Azeite Virgem.

Constituem a comissão organizadora do certame a Câmara Municipal de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a AOTAD – Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal.

Potencialidades olivícolas

O certame tem como objectivos promover e divulgar as potencialidades olivícolas, oleícolas e agro-alimentares da regia o e do País.

Por outro lado pretende colocar à disposição dos empresários tecnologias e sistemas inovadores ligados a temática central do evento, nomeadamente pela participação de empresas/instituições de impacto nacional e desenvolver as condições económicas, sociais e turísticas já existentes para o engrandecimento de um certame que é uma verdadeira montra empresarial.

A organização tem ainda como objectivo desenvolver actividades que contribuam para atrair um maior número de visitantes e para o desenvolvimento turístico do concelho de Valpaços.

Concurso de Azeite Virgem

A Feira Nacional de Olivicultura 2019 conta com o Concurso de Azeite Virgem, do qual fazem parte:

  • Concurso de Azeite Virgem Património Português
    – Monovarietal Galega
    – Monovarietal Cobrançosa
  • Concurso de Azeite Virgem “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”

− Prémio Feira Nacional de Olivicultura
− Azeite Denominação de Origem Protegida
− Azeite Modo Produção Biológico
− Azeite de Cooperativa
− Azeite de Quinta

Distinguir a qualidade

Explica a organização que este concurso destina-se a distinguir a qualidade de lotes homogéneos propriedade de produtores de Azeite Virgem com lagar próprio sediado em Portugal, e que recorram à prestação de serviços de extracção de azeite a partir de azeitona própria, proveniente de olivais situados em Portugal.

Cada lote a concurso corresponderá a uma quantidade não inferior a 1.500 litros de azeite virgem de características homogéneas.

Pode consultar o regulamento aqui.

Feira Nacional de Olivicultura

A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no sector e conta já com mais de duas décadas. Realiza-se anualmente, entre as cidades de Moura e Valpaços, e constitui o ponto de encontro da produção nacional de Azeite.

A OliValpaços reúne, exposição de produtores e fornecedores e a realização do concurso de azeite virgem, que distingue os melhores azeites nacionais, os melhores azeites monovarietais de galega e cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de quinta e de cooperativa, e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida (DOP).

O concurso é realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio de um painel de provadores de referência e em parceria com os municípios de Moura e Valpaços.

Produção agrícola com grande peso na economia transmontana

O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros.

No concelho de Valpaços, a produção média anual de azeitona é de 11 mil toneladas, dos quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite.

A quantidade de azeite produzido e a qualidade comprovada com a obtenção de inúmeros prémios a nível nacional e mundial, fizeram de Valpaços um lugar de eleição para a realização bianual desta Feira Nacional de Olivicultura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.