O secretário Regional da Agricultura e Florestas assegurou hoje, 12 de Março, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Governo dos Açores está “absolutamente determinado e empenhado” em dar mais e melhores condições de trabalho a todos os agricultores, conforme “atestam os sucessivos reforços da dotação anual do Plano em matéria de infra-estruturas agrícolas”.
“As dotações do Plano para investimento em caminhos, abastecimento de água e electrificação das explorações têm vindo sempre a crescer. Entre 2017 e 2018 aumentaram quase 100% e entre 2018 e 2019 mais 11%, porque sabemos da importância destes investimentos para reduzir custos de produção e aumentar o rendimento das explorações”, afirmou João Ponte.
CDS pede repavimentação de caminhos na Terceira
O titular da pasta da Agricultura falava no debate de um projecto de resolução apresentado pelo CDS/PP sobre a repavimentação do caminho de acesso à Lagoa do Negro, à Gruta do Natal e ao percurso pedestre dos Mistérios Negros, na Ilha Terceira.
O governante reafirmou que a intervenção neste caminho florestal já estava prevista, lembrando que, já em Agosto de 2018, a anteproposta de Plano previa a realização desta obra em 2019.
“Trata-se de um investimento que se justifica e que vai ser concretizado este ano. Estamos a concluir o projecto e estimamos que a obra tenha início em Junho”, frisou João Ponte, acrescentando que, fruto do aumento do turismo, os caminhos agrícolas e florestais sofrem actualmente uma pressão maior.
Investimento superior a 250 mil euros
Em causa está a intervenção em cerca de 3,5 quilómetros, representando um investimento superior a 250 mil euros, cujo benefício vai muito para além da agricultura e das florestas, uma vez que este caminho serve também uma zona turística.
Com esta obra serão beneficiadas mais de duas dezenas de explorações agrícolas, cerca de 70 hectares de pastagens baldias e 30 hectares de área do Perímetro Florestal da Ilha Terceira.
Agricultura e Mar Actual