A candidatura referente ao Centro Documental da Oliveira, submetida a 6 de Dezembro de 2018, pela Câmara Municipal de Moura ao Programa Operacional Regional do Alentejo, o Alentejo 2020 foi aprovada.
A operação agora aprovada corresponde à realização da 1.ª fase de intervenção de conservação do edifício do antigo Grémio da Lavoura, sendo o projecto de execução referente à empreitada global de intervenção no exterior do imóvel.
Explica fonte institucional da autarquia que a referida intervenção visa nesta fase salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos.
Edifício histórico
Tendo em consideração que se trata de um edifício histórico, o edifício será cautelosamente intervencionado no cumprimento de toda a legislação em vigor.
A intervenção a executar pretende contribuir para a estratégia de requalificação de imóveis classificados ou em vias de classificação e para a criação de equipamentos culturais e de lazer, articulados entre si e situados no Centro Histórico de Moura.
Centro Documental da Oliveira
O edifício em causa, que irá albergar o futuro Centro Documental da Oliveira, encontra-se bastante degradado e a sua reabilitação “irá conservá-lo e despertá-lo para a vivência da cidade, preservando o seu valor patrimonial e promovendo a sua adaptabilidade a novos usos”, acrescenta a mesma fonte.
A candidatura agora aprovada, no âmbito do Alentejo 2020, representa um investimento elegível de 537.228,27 euros e tem uma taxa de co-financiamento de 85%. O arranque da obra está previsto para o segundo semestre deste ano.
Agricultura e Mar Actual