Início / Agricultura / LIFE Natura: o “maior projecto de conservação nos Açores”

LIFE Natura: o “maior projecto de conservação nos Açores”

A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou hoje, 12 de Fevereiro, na Horta, o projecto integrado LIFE Azores Natura como “o maior projecto de conservação alguma vez concebido para os Açores”.

“Estamos a falar de um investimento directo global que ronda os 19,1 milhões de euros, ao longo dos próximos nove anos, dos quais 14,1 milhões de euros estão destinados à componente terrestre, correspondendo a um vastíssimo conjunto de intervenções nessas áreas da Rede Natura 2000 dos Açores”, adiantou Marta Guerreiro, que falava na apresentação do projecto ‘LIFE Azores Natura – Protecção Activa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000’.

A titular da pasta do Ambiente salientou que se torna possível com este projecto “um investimento sem precedentes em habitats e espécies protegidas, valorizando ainda mais aquele que já é um dos principais activos dos Açores e a sua imagem de marca – a Natureza”.

“Efectivamente, esta é mais uma acção que vai ao encontro da nossa estratégia pública no que toca à conservação”, acrescentou.

Parceria institucional

A estratégia do LIFE Azores Natura e os trabalhos previstos no projecto baseiam-se numa forte parceria institucional, que envolve um conjunto de entidades com naturezas distintas e capacidades técnicas complementares, como é o caso da Azorina — Sociedade de Gestão e Conservação da Natureza e da SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, para além das direcções regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar.

O projecto prevê ainda uma acção piloto com outra autoridade pública da Macaronésia, responsável pela Rede Natura 2000, a Fundação Canária – Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, que irá desenvolver trabalhos de prevenção, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras, visando espécies que também são uma ameaça nos Açores.

“A estrutura de parceria resultante permite que o projecto beneficie de um conhecimento técnico, político e operacional sólido e valioso, garantindo, assim, a continuação das acções após o fim deste projecto”, frisou Marta Guerreiro.

LIFE Vidalia

A secretária Regional lembrou que, em Julho de 2018, foi aprovado um projecto LIFE tradicional, o LIFE Vidalia — Programa de Valorização e Inovação dirigido às espécies ‘Azorina Vidalii’ e ‘Lotus Azoricus’, que tem vindo a “permitir a conservação destas duas espécies da flora endémica” do arquipélago.

“Com um total de investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, e uma duração de cinco anos, este LIFE permite reforçar as populações naturais das espécies, ao mesmo tempo que reduz as suas ameaças, focando-se, principalmente no Pico, no Faial e em São Jorge, com trabalhos de conservação que abrangem todos os sítios das Rede Natura 2000 destas ilhas”, afirmou.

A secretária Regional referiu que tem existido um reforço das políticas públicas de Ambiente com “uma aposta clara na conservação do património natural e na qualidade ambiental”, sublinhando que o plano de investimentos do corrente ano contempla “uma dotação de 13,8 milhões de euros para as políticas de conservação da natureza”, contrastando com as médias anuais de 9,8 milhões, em 2017 e 2018, e de 6,4 milhões, entre 2013 e 2016.

Conservação da natureza

Por seu lado, o secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, que também participou nesta apresentação, considerou que o LIFE Natura é “um passo extremamente importante naquilo que são as políticas públicas de conservação da natureza”, defendendo que “vai apoiar” a administração regional “daqui para a frente, no reforço da preservação do ambiente e da biodiversidade nos Açores”.

O LIFE Natura, que, na sua componente marinha, corresponde a um investimento superior a 4,3 milhões de euros, “vai permitir complementar medidas de conservação e de gestão das actividades humanas no mar”, referiu Gui Menezes.

O secretário Regional defendeu que “o sucesso” deste projecto depende do “trabalho articulado”, destacando, por isso, a importância de dar continuidade às políticas do Governo no que respeita à ligação a diversas instituições que apoiam a administração regional “no percurso de mantermos os Açores como eles são, mantendo valores ambientais únicos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.