Início / Agricultura / Capoulas Santos na Lituânia a negociar aliança para a Reforma da Política Agrícola Comum

Capoulas Santos na Lituânia a negociar aliança para a Reforma da Política Agrícola Comum

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participa amanhã, 9 de Janeiro, em Vilnius, numa reunião bilateral com o seu homólogo Lituano, Gierdius Suplys. A agenda de trabalho tem como ponto dominante a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

O encontro insere-se na ronda de contactos bilaterais que o ministro Capoulas Santos tem vindo a promover ao longo do último ano, no sentido de identificar pontos de convergência, visando a política de alianças de geometria variável que as complexas negociações sobre a política agrícola comum europeia exigem.

Não obstante a proposta de redução do orçamento agrícola da União Europeia, e do Brexit, Portugal definiu como objectivos principais para esta negociação manter, até 2027, o actual nível de apoios aos agricultores portugueses e garantir elegibilidades adequadas à realidade portuguesa para o regadio e as florestas, refere uma nota de agenda do Gabinete de Capoulas Santos.

I Pilar da PAC

Relativamente aos apoios, é também objectivo do Governo assegurar a convergência de apoios no I Pilar da PAC em termos europeus, garantindo a aproximação dos valores dos pagamentos médios por hectare entre Estados-membros.

Os contactos já desenvolvidos por Portugal permitiram o estabelecimento de uma posição conjunta sobre o I Pilar da PAC que envolve 20 Estados-membros. Esta reunião constitui o ponto alto de uma visita oficial de dois dias à Lituânia que termina a 10 de Janeiro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Árvore do Ano 2025. Figueira dos Amores lidera com 1.613 votos. Votações até 11 de Dezembro

Partilhar              A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.