O Município de Beja viu aprovada, no final do mês de Novembro, a candidatura ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020, para a expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Beja, através da infra-estruturação de uma área de 60.051,91 m2, que permitirá a criação de 22 lotes adicionais, para instalação de actividades industriais e de serviços.
Esta candidatura no valor total de 1.870.594,16€ (apoiada a 85%) constitui uma “oportunidade para a realização de uma intervenção profunda destinada a dotar a zona acolhimento empresarial, na sua expansão para Norte, de melhores acessibilidades, condições de circulação e de segurança rodoviária”, refere fonte da autarquia de Beja.
Reabilitação da Muralha
Foi aprovada também uma outra candidatura ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020 que prevê a Reabilitação da Muralha (já concluída na parte candidatada) e Logradouro do Clube Bejense, que vê assim o seu espaço exterior poder intervencionado por forma a potenciar actividades que possam ali ocorrer e que de outra forma não seriam possíveis.
Esta candidatura no valor total de 352.831,20€ (apoiada também em 85%) aprovada no início do mês de Dezembro prevê obras de reabilitação que estão associadas a anteriores e futuras recuperações do conjunto edificado envolvente que foram o edifício do Clube Bejense (actual Centro Unesco) e o Parque da Vista Alegre.
Complementarmente às actividades culturais previstas no Centro UNESCO, o município de Beja pretende criar um espaço com características de café-concerto.
Agricultura e Mar Actual