O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas esteve presente nas Jornadas Ibéricas sobre a temática “Rumo a uma Simplificação Real dos Controlos das Ajudas da PAC”.
Numa iniciativa organizada pelo Foro de la Alimentación “qcom.es”, que decorreu no passado dia 8 de Novembro em Badajoz, o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) de Espanha através do Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA), os Organismos Pagadores de Espanha e Portugal, bem como representantes da Comissão Europeia e da Junta da Estremadura, reuniram-se para analisar a simplificação dos controlos das ajudas da PAC.
Utilização das novas tecnologias
As entidades abordaram as vantagens e as possibilidades oferecidas pela utilização das novas tecnologias e o uso de metodologias de custos simplificados, na gestão e pagamento das ajudas da PAC, tendo como objectivo facilitar a gestão e execução dos projectos e o pagamento correto das ajudas no menor tempo possível.
Neste âmbito, o IFAP, representado pelo conselho directivo e pelos Departamentos de Apoios ao Investimento e de Gestão e Controlo Integrado apresentou exemplos práticos relativos a vários projectos em que já está a aplicar o cálculo da ajuda através do recurso à metodologia de custos simplificados.
Monitorização das parcelas agrícolas
Explica fonte institucional do IFAP que, nestas jornadas, mereceu ainda destaque a temática associada à monitorização das parcelas agrícolas com recurso à utilização das novas tecnologias, metodologia inserida no contexto da agenda da simplificação e modernização da PAC.
A realização destes controlos permitirá no futuro assegurar o pagamento das ajudas no mais curto prazo possível, garantindo-se que os beneficiários cumprem todos os requisitos estabelecidos pela regulamentação, garante a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual