A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a reabilitação das escadas e defensas nas pontes-cais nº1 e nº2 do Porto de Pesca de Matosinhos, que representa um investimento de 92 mil euros, parcialmente co-financiada pelo programa operacional Mar 2020, na sequência de empreitada iniciada em Outubro.
Esta empreitada visou garantir as condições de segurança no embarque e desembarque das tripulações e no estacionamento das respectivas embarcações, refere fonte institucional da Docapesca.
A intervenção teve como base um modelo de escadas desenvolvido especificamente para este porto de pesca, no qual se consideraram as especificidades da tipologia das pontes-cais existentes, as características das embarcações que delas fazem uso e, em particular, as necessidades operacionais identificadas pelos profissionais que operam neste porto.
Dos três principais portos de pesca do continente
O Porto de Matosinhos é um dos três principais portos de pesca de Portugal continental, no qual a arte do cerco apresenta uma especial relevância.
A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do Sector Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e respectivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.
Agricultura e Mar Actual