O secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu hoje, 19 de Outubro, a importância dos viticultores apostarem, cada vez mais, na produção de vinhos açorianos certificados, algo que considerou imprescindível para garantir a sustentabilidade do sector da vitivinicultura nos Açores.
“A nossa expectativa é que os produtores locais percebam o quanto é importante a aposta em vinhos açorianos certificados”, afirmou João Ponte, na abertura do Wine in Azores, evento que celebra 10 anos e decorre, até domingo, no pavilhão do Parque de Exposições de São Miguel.
Sector soube adaptar-se
O governante destacou que os números ilustram bem a trajectória de sucesso que a vitivinicultura nos Açores tem feito, dado que o sector soube adaptar-se, crescer em profissionalismo, modernização, marketing e produção, acompanhando as tendências dos consumidores, cada vez mais conhecedores e exigentes.
“Em 2018, a produção de vinho apto a ser certificado irá atingir um valor recorde aproximado de 400 mil litros, o que corresponde a um aumento de 330% face ao ano anterior, representando a maior produção de vinho certificado de sempre”, adiantou João Ponte.
Actualmente, existem cerca de quatro dezenas de vinhos certificados nos Açores.
Exemplo da Ilha do Pico
O secretário Regional apontou o exemplo da Ilha do Pico, onde está em curso uma “mudança estrutural profunda a vários níveis”, desde logo o aumento do número de produtores, dos hectares de vinha certificada (cerca de 1.000 hectares) e da produtividade, além da valorização das uvas e de um vigoroso movimento empresarial.
“Este crescimento, com impactos muito significativos no ambiente, na paisagem e na economia do Pico deve-se, em larga medida, aos apoios concedidos ao abrigo do programa VITIS”, considerou João Ponte, acrescentando que os Açores dispõem de condições únicas para a produção de vinho de grande qualidade.
João Ponte sublinhou ainda o facto de a produção de uvas e vinho nos Açores cumprir rigorosamente todos os critérios de boas práticas agrícolas, que são reconhecidos por diversos especialistas e cada vez mais pelos consumidores.
Agricultura e Mar Actual