Cinco anos depois de ter sido convidado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, para liderar os destinos da InvestBraga, Carlos Oliveira decidiu ser este o momento certo para cessar as suas funções enquanto presidente do conselho de administração da Agência para a Dinamização Económica de Braga, decisão comunicada ao presidente da autarquia, a 12 de Setembro, o dia seguinte à inauguração oficial do Altice Forum Braga. Carlos Oliveira vai dedicar-se a novos projectos pessoais e profissionais.
“A inauguração oficial do Altice Forum Braga encerra um ciclo para a InvestBraga. Um ciclo que colocou Braga no radar do investimento, do empreendedorismo e inovação e também dos grandes eventos. Com o sentimento de missão cumprida, entendo que é tempo de cessar as minhas funções enquanto presidente do conselho de administração da InvestBraga”, diz Carlos Oliveira.
“Estou certo que o futuro da InvestBraga será de sucesso”
E acrescenta aquele responsável que “foram quase cinco anos de enorme dedicação pessoal, que pouco tempo me deixaram para outras actividades. Apresento o meu reconhecimento e agradecimento ao presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, e a todos os colaboradores da InvestBraga que me acompanharam neste percurso. Estou certo que o futuro da InvestBraga será de sucesso”.
Depois de lançar a InvestBraga, Carlos Oliveira e a sua equipa estruturaram a actividade da agência em três grandes eixos: a captação de investimento nacional e internacional; o empreendedorismo e a Startup Braga enquanto hub de inovação; a promoção de eventos, seminários, feiras e exposições.
Mais de 4 anos a atrair investimento
Desde o lançamento da InvestBraga em 2014, foram mais de 4 anos a atrair investimento, a apoiar o empreendedorismo e a dinamizar a economia de Braga.
Durante esse período, a InvestBraga acompanhou mais de 622M€ de investimento. Ajudou a criar um ambiente que permitiu tornar Braga no terceiro concelho mais exportador do País. Contribuiu para o aumento do emprego muito acima da meta estabelecida de 500 postos de trabalho anuais, tendo o desemprego caído 50%, entre 2013 e 2017. O PIB do concelho cresceu 1% acima da média da Península Ibérica.
Desde a sua fundação, a InvestBraga acompanhou mais de 447 projectos de investimento, muitos deles com origem internacional, tais como: Fujitsu, Bosch, Aptiv, Accenture, OutSystems, Webhelp, Starbucks, Farfetch, entre muitos outros. Braga é hoje uma cidade vibrante e com uma presença relevante de marcas internacionais.
No total, a InvestBraga recebeu mais de 70 visitas de embaixadores em Braga. Foi também criado o programa de Embaixadores empresariais, que conta já com 28 representantes das mais relevantes empresas da região.
Startup Braga apoiou mais de 270 empreendedores
No campo do empreendedorismo, a Startup Braga deu apoio a mais de 270 empreendedores e a 115 startups, que captaram mais de 27 milhões de euros de financiamento em capital de risco e de business angels. A última edição do programa de aceleração da Startup Braga recebeu candidaturas de startups de 14 nacionalidades diferentes, o que comprova que o trabalho realizado já galgou fronteiras.
A inauguração do Altice Forum Braga é o consumar deste ciclo do projecto InvestBraga. A requalificação do antigo Parque de Exposições de Braga permitiu a Braga entrar no radar dos grandes eventos, feiras, congressos e concertos de âmbito nacional e internacional.
Braga conta hoje com a segunda maior sala de espectáculos do País e o maior auditório da região Norte, o que lhe permite posicionar-se como referência nacional para o turismo de negócios. Nos primeiros quatro meses de actividade recebeu mais de 40 eventos e mais de 100 mil visitantes, e tem já uma agenda preenchida para o que resta de 2018 e ainda para 2019.
“A missão que me foi confiada pelo presidente da CMB está cumprida. A InvestBraga vai agora prosseguir para um novo ciclo. Cabe-me, agora, passar um testemunho que é sólido e que é um excelente ponto de partida para que Braga se continue a assumir como um dos motores da economia e cultura nacionais e a consolidar o caminho percorrido até aqui”, remata Carlos Oliveira.
Agricultura e Mar Actual