O Porto de Lisboa recebeu uma visita, dia 27 de Setembro, de uma delegação constituída por 25 representantes de diferentes sectores ligados às vias navegáveis finlandesas. O objecto desta associação é a promoção e desenvolvimento do tráfego e do transporte marítimo, tanto costeiro como fluvial, realçando as vantagens competitivas e ambientais que este tipo de operação pode oferecer.
Com vista à troca de experiências e boas práticas, a visita contou com a presença de diversos representantes da Comunidade Portuária de Lisboa, entre os quais a Agepor — Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL), AATF – Associação dos Armadores de Tráfego Fluvial, a APAT – Associação dos Transitários de Portugal e a Ordem dos Despachantes Oficiais, para além dos operadores portuários ETE e Yilport Liscont.
Projecto Fluvial da Castanheira do Ribatejo
A comitiva foi recebida na Gare Marítima de Alcântara, onde assistiram a diversas apresentações sobre o Porto de Lisboa, seus terminais e actividades portuárias, sobre os Operadores Portuários presentes no porto e, finalmente, sobre o Projecto Fluvial da Castanheira do Ribatejo.
A visita ao Terminal de Contentores de Alcântara encerrou os trabalhos, tendo a delegação tido oportunidade de ver dois navios em operação no terminal.
Agricultura e Mar Actual