A parceria entre o BPI e a John Deere está a dar os seus frutos. Neste âmbito foram financiados este ano mais de 11 milhões de euros, num total de 257 operações para aquisição de máquinas e alfaias agrícolas. O anúncio foi efectuado num encontro que reuniu mais de 250 empresários agrícolas durante a 6ª edição da feira AgroGlobal, em Valada do Ribatejo.
Sorteio de um multiusos Gator John Deere
Ao longo de 15 anos, a parceria entre o BPI e a John Deere apoiou mais de 4.000 empresários dos sectores da agricultura e pecuária, garante um comunicado do banco. E para o assinalar, o BPI e a John Deere estão a promover um sorteio destinado a clientes que contratem operações de crédito relativas a produtos BPI direccionados para o sector agrícola.
O vencedor será conhecido a 14 de Setembro e contemplado com um veículo multiusos Gator John Deere. Estão seleccionadas cerca de 700 operações elegíveis para o concurso. Saiba mais aqui.
João Pedro Oliveira e Costa, administrador responsável pela banca de particulares e negócios do BPI, destacou que “o sector agrícola é hoje mais dinâmico e apresenta um forte pendor inovador e mais ligação às universidades e centros de produção de conhecimento, o que o torna mais produtivo e competitivo. Há mais de uma década que o BPI faz uma aposta sustentada na agricultura portuguesa, apoiando a presença forte e crescente do sector em Portugal e no estrangeiro”.
Liderança no apoio ao sector
O BPI, segundo o mesmo comunicado, lidera a colocação das principais linhas de crédito, desenvolvidas e disponibilizadas para apoio à agricultura, com características adaptadas às necessidades específicas do sector:
- Nº 1 no número total acumulado de garantias emitidas pela Agrogarante, com uma quota de 23%. Fonte: Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua. Valores até 30/06/2018.
- Nº 1 no montante total de adiantamento de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, com uma quota de 62%. Fonte: CAP. Dados relativos à campanha agrícola de 2017. Valores a 30/09/2017.
- Nº 1 no montante total de crédito de campanha concedido ao abrigo da Linha IFAP Curto Prazo, aos sectores da agricultura, pecuária e silvicultura, com uma quota de 62%. Fonte: IFAP. Dados relativos à campanha agrícola de 2018. Valores até 16/04/2018.
Soluções financeiras
O BPI apoia a agricultura, através de “soluções financeiras completas e diversificadas que se adequam às múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agro-industriais, nomeadamente para apoio à tesouraria e ao investimento”, frisam os responsáveis pelo banco.
A presença do BPI na agricultura “assume hoje uma dimensão ibérica pela integração no Grupo CaixaBank, seu accionista de referência, que detém o AgroBank, um banco com mais de 900 balcões em Espanha e uma experiência abrangente no financiamento ao sector agrícola”, acrescenta a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual