O saldo entre o número de constituições e de dissoluções de sociedades na Região Autónoma da Madeira foi positivo em 2015. Há mais 190 que no ano anterior.
Segundo os dados fornecidos pela Direcção Geral de Política de Justiça ao INE – Instituto Nacional de Estatística, em 2015, o número de constituições de sociedades (990) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (800), resultando num saldo positivo entre constituições e dissoluções de 190 sociedades. Em 2014, o saldo entre o número de constituições e de dissoluções de sociedades havia sido negativo (-47), diz a Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
Desagregando os dados por trimestre constata-se que apenas no quatro trimestre de 2015 se observou um saldo negativo entre a constituição e a dissolução de sociedades (-136). A evolução registada em 2015 foi positivamente influenciada pela constituição de sociedades que exercem actividade no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), particularmente no primeiro semestre do ano.
Alojamento e restauração em alta
Desagregando os dados de acordo com a Actividade Económica das sociedades constata-se que o saldo positivo mais relevante no ano de 2015 registou-se na actividade de “Alojamento, restauração e similares” (+85), seguido das “Actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+71), das “Actividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas” (+33), e do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (+28). Para o saldo global negativo contribuíram especialmente a “Construção” (-50), os “Transportes e Armazenagem” (-17) e as “Actividades financeiras e de seguros” (-13).
No ano em referência, o número de constituições foi superior ao de dissoluções nos municípios do Funchal (744 contra 541), Calheta (25 contra 12), Ponta do Sol (20 contra 8) e Santa Cruz (81 contra 73). Por sua vez, Machico (-21), Câmara de Lobos (-14), Porto Moniz (-4), Ribeira Brava (-3), Santana (-2) e São Vicente (-2) registaram um saldo negativo entre a constituição e a dissolução de sociedades. O saldo foi nulo no município do Porto Santo.
Para mais informação aceda a:
Agricultura e Mar Actual