As regras de comunicação e de publicidade do vinho vão mudar em Espanha. Já a partir de 1 de Agosto de 2018. E por opção do próprio sector, que quer um consumo com moderação.
A Interprofesional del Vino de España (OIVE) apresentou o novo Código de Comunicação Comercial do Vinho, no passado dia 13 de Julho. Trata-se de um conjunto de regras para a auto-regulação da publicidade e das comunicações comerciais que tem por objectivo que o sector leve sempre à sociedade uma mensagem de moderação e responsabilidade no consumo de vinho.
A apresentação contou com a participação de José Miguel Herrero Velasco, director-geral da Indústria Alimentar do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha; Ángel Villafranca, presidente da OIVE; Susana García, directora da OIVE, e José Domingo Gómez, director-geral da Autocontrol.
Responsabilidade social
O Código reforça o que já tinha sido firmado em 2008 pela Federação Espanhola do Vinho, no âmbito do programa Wine in Moderation-Art de Vivre.
“Dez anos depois a OIVE reforça este compromisso e clarifica alguns aspectos que suscitavam dúvidas. Entre as novidades deste novo Código destaca-se a ampliação no grau de cobertura que inclui rádio e meios digitais e a inclusão também de vinhos e bebidas sem álcool”, refere um comunicado da OIVE.
Por outro lado, o Código faz especial enfoque na incompatibilidade do consumo de álcool por menores de idade, grávidas e na condução de viaturas.
O presidente da OIVE, Ángel Villafranca, destacou que este código “é o resultado do trabalho e esforço de uma inter-professional que agrupa todas as entidades representativas da cadeia de valor do sector vitivinícola espanhol”.
Pode consultar o código completo aqui.
Agricultura e Mar Actual