A AEP — Associação Empresarial de Portugal está a organizar a sua primeira missão empresarial à Bulgária, entre 8 e 12 de Outubro de 2018. Aquele país da Europa Oriental localiza-se no Sudeste do continente e aderiu à União Europeia em 2007.
Entre os sectores apontados pela AEP como de maior potencial de negócio estão os adubos minerais, a madeira e cortiça, produtos alimentares, máquinas e equipamentos mecânicos e eléctricos e pastas celulósicas e papel.
As inscrições podem ser feitas até 27 de Julho de 2018 (aqui).
Exportações aumentaram 10%
Com uma dimensão estimada de 7,1 milhões de habitantes, a Bulgária ocupa a 52ª posição no ranking de destino das exportações portuguesas, tendo o seu volume aumentado 10%, em 2017, relativamente ao ano anterior.
Estima-se um crescimento do seu PIB nos próximos anos, impulsionado pelo consumo privado e pelas exportações, sendo a taxa média de crescimento anual prevista entre 2018-2019, de 3,2%.
“Portugal beneficia de uma imagem favorável junto do consumidor búlgaro, o que permite uma maior facilidade na abertura de canais comerciais com este país”, refere fonte da AEP.
Reuniões agendadas com compradores
Com esta missão, as empresas portuguesas terão a possibilidade de fazer contactos pessoais e desenvolver negócios, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades daquele país.
Sectores com maior potencial neste mercado:
- Adubos minerais;
- Madeira e cortiça
- Químicos;
- Plásticos;
- Calçado;
- Vestuário;
- Máquinas e equipamentos mecânicos;
- Máquinas e equipamentos eléctricos;
- Veículos automóveis e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios;
- Produtos alimentares;
- Minérios;
- Pastas celulósicas e papel.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual