A União Europeia lançou três concursos dedicados à inovação na economia do mar, apoiados por fundos no valor de 7,5 milhões de euros.
A educação, investigação e inovação são os temas centrais dos convites à apresentação de propostas para o Fundo Marítimo e das Pescas Europeu, que quer apoiar o crescimento da economia do mar ou “economia azul” na Europa, de acordo com o comunicado da Comissão Europeia.
Com um orçamento de mais de 7,5 milhões de euros, os projectos ‘Blue careers’, ‘Blue labs’ e ‘Blue technology’ serão dedicados à criação de oportunidades de carreira na economia do mar, apostando na investigação e tecnologia “azuis”.
As propostas vão abranger todas as bacias marítimas que rodeiam as costas europeias e envolver vários tipos de actores da “economia azul”.
Os convites à apresentação de propostas estarão disponíveis nas próximas semanas no site do organismo da UE para as pescas , o EASME, onde será publicada toda a informação relativa a estes apoios.
As propostas relativas às carreiras “azuis” na Europa receberão um total de 3,452 milhões de euros, destinando-se a “melhorar competências e desenvolver oportunidades de carreira na economia azul”, afirma a Comissão.
Os “Laboratórios azuis: soluções inovadoras para os desafio marítimos” terão um orçamento de 1,7 milhões de euros para apoiar jovens cientistas e investigadores, bem como indústrias e actores locais.
Finalmente, os fundos para as propostas relativas à “tecnologia azul” vão totalizar 2,520 milhões de euros, finaciando parcerias público-privadas que desenvolvam planos integrados de investimento na economia do mar a nível transnacional nas áreas da inovação e tecnologia.
Agricultura e Mar Actual