O Projecto SAGRI foi apresentado recentemente em Portugal, com a participação de instituições do Ensino Superior e de diversos organismos do Ministério da Agricultura. Trata-se de uma fonte de financiamento da Europa à agricultura sustentável.
Envolvendo um total de dez parceiros, o Projecto SAGRI dispõe de um montante de um milhão de euros para três anos, financiado pelo Programa Erasmus+, que se dedica à modernização e internacionalização de sistemas de educação e formação.
Em Portugal os parceiros são a Universidade de Évora, a Regibio – Formação e Consultoria e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Portugal, Grécia e Itália juntos
Portugal, Grécia e Itália estão juntos no Projecto SAGRI: Aliar Competências para uma agricultura sustentável, uma iniciativa que se propõe proporcionar habilitações e competências no domínio da tecnologia agro-ambiental para a prática de uma agricultura sustentável.
A sessão de apresentação decorreu na 55ª Feira Nacional de Agricultura, no passado dia 8 de Junho.
O projecto SAGRI é composto por seis módulos temáticos (agricultura de precisão; protecção integrada, valorização agrícola de resíduos orgânicos, rega gota-a-gota e tecnologias de conservação da água, energias renováveis, bioenergia e culturas energéticas)
Programa de formação certificado
Este programa de formação é certificado pela Swiss Approval Technische Bewertung S.A, de acordo com a norma internacional, e as inscrições serão gratuitas para os agricultores.
Em cada um dos países participantes, foi constituído um consórcio responsável pelo desenvolvimento do projecto, agregando, para além de uma instituição de ensino superior, um especialista em formação profissional e uma confederação de agricultores.
Em Portugal os parceiros são a Universidade de Évora, a Regibio – Formação e Consultoria e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Informação geral sobre o projecto encontra-se disponível aqui.
Agricultura e Mar Actual