A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu o Despacho n.º 23/G/2018, relativo às listagens das freguesias que constituem as Zonas de Intervenção Prioritárias (ZIP) para o controlo da doença da flavescência dourada da videira e das freguesias onde o insecto vector Scaphoideus titanus Ball. está presente.
O Despacho surge no âmbito das medidas de protecção fitossanitária, adicionais e de emergência, destinadas à erradicação no território nacional do fitoplasma de quarentena Flavescence dorée phytoplasma, responsável pela doença vulgarmente designada por Flavescência dourada, e à contenção da dispersão do insecto vector Scaphoideus titanus Ball.
Explica a DGAV que, em resultado dos trabalhos de prospecção entretanto desenvolvidos em 2017, de acordo com o Plano Nacional para o controlo da doença, “verificou-se a necessidade de actualização das referidas listas, pelo que se impõe proceder à publicação de novo despacho com a listagem das freguesias que constituem as zonas de intervenção prioritária (ZIP)”.
As áreas afectadas
Aquelas ZIP correspondem a áreas do território nacional constituídas pelas freguesias onde são detectadas cepas contaminadas com o fitoplasma de quarentena Flavescence dorée phytoplasma, e pelas respectivas freguesias limítrofes e não limítrofes que foram abrangidas pelo perímetro definido em informação obtida através do sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIvv) e que estão sujeitas a medidas fitossanitárias específicas.
A DGAV procede igualmente à publicação da listagem das freguesias onde se detectou a presença do insecto vector, bem como a respectiva classificação de risco de disseminação da doença.
O Despacho retroage os seus efeitos a 30 de Maio de 2018.
Pode ver aqui a lista de freguesias que constituíam as Zonas de Intervenção Prioritárias.
Agricultura e Mar Actual