A PONG-Pesca – Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca, está a organizar, no próximo dia 1 de Junho, nas instalações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, entre as 14h30 e as 19 horas, um evento dedicado ao papel da ciência na gestão das pescas em Portugal, num momento especialmente pertinente.
Estarão presentes investigadores do ICES (International Council for the Exploration of the Sea) e do IPMA, assim como membros da administração e representantes do sector das pescas. “O objectivo é gerar um debate construtivo, esclarecer dúvidas, lançar questões”, refere fonte da PONG-Pesca.
O evento pretende aproximar o ICES dos stakeholders portugueses, gerando um melhor entendimento – tanto da instituição como do processo de produção de aconselhamento científico a pescarias – entre todas as partes interessadas.
Em Portugal, como na maioria dos países europeus, “há ainda uma distância considerável entre o ICES (e os institutos de investigação nacionais) e os stakeholders, apesar dos esforços que foram desenvolvidos nos últimos anos no sentido de reduzir esta lacuna”, acrescentam aqueles ambientalistas.
Documentos relativamente difíceis de interpretar
De uma forma geral, pela sua tecnicidade, os pareceres são “documentos relativamente difíceis de interpretar e, por vezes, gera-se um desentendimento sobre como são produzidos, quem os produz e em que pontos e como podem os stakeholders intervir no processo”, salienta a mesma fonte.
Os responsáveis pela PONG-Pesca acreditam que esta é uma problemática que pode beneficiar de um evento em que se apresente o ICES a todas as partes interessadas e a forma como o aconselhamento científico é elaborado.
Este evento é organizado pela PONG-Pesca e consiste numa primeira parte com apresentações de um investigador do ICES, de investigadores do IPMA que estão de alguma forma relacionados com os grupos de trabalho do ICES e com a avaliação de stocks, particularmente o de pequenos pelágicos como a sardinha.
Mesa redonda
A segunda parte consiste numa mesa redonda que inclui representantes dos stakeholders que irão partilhar as suas experiências e dar o seu ponto de vista sobre como a interacção entre a Ciência e eles próprios pode melhorar. O objectivo é sintetizar a informação discutida na primeira parte do evento e então focar nas boas práticas e na melhoria das interacções futuras.
A entrada é gratuita. No entanto, sendo o número de participantes limitado, é necessária a inscrição através do endereço helenacesar@speak.pt.
Programa
14h00 – 14h30 – Chegada e recepção dos participantes
14h30 – 16h30 – 1ª parte (apresentações + Q&A)
17h00 – 18h30 – 2ª parte (mesa redonda + debate)
18h30 – 19h00 – Moscatel de honra
Agricultura e Mar Actual